quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Como cuidar de filhotes muito pequenos

Ainda em tempo, nesta época do ano muita gente encontra ninhadinhas abandonadas e as vezes não sabe como agir. A gataria se reproduz na época em que há maior incidência de luz, juntando isso ao fato de o verão ser a época de mais abandonos, o resultado é muita gente pedindo ajuda para cuidar de gatinhos resgatados. Por isso resolvi criar este post com dicas simples que podem salvar muitas vidas.
Facilmente você encontra nas pet shops leitinho em pó para gatos (se for comprar compre o específico para gatos, o que tem cão e gato na embalagem eles não gostam!), mas eu sempre uso uma receitinha milagrosa que saí muuuuito mais barato, existem outras também eficazes, mas a minha é assim:
- 1 copo de leite
- 1 gema de ovo caipira
- 1 colher de sobremesa rasa de açúcar mascavo
- 1 colherzinha de café de maizena
Misture tudo numa leiterinha, coe e sirva levemente morninho <3
Se o gatinho estiver muito debilitado vale a pena colocar uma gotinha de Hemolitan (suplemento), já criei gatinhos que ficaram muito fortes, mesmo sem nunca ter mamado na mamãe.

Um bom investimento é uma mamadeirinha para pet que é encontrada nas agropecuárias, também tem os kits que vem com biquinhos extras que são uma boa alternativa,  já que na medida que os gatinhos vão crescendo eles mordem os bicos que podem ser trocados ;)
Tão importante quanto alimentar os bebês com a maior frequência possível, é você sempre estimular o xixi e o cocozinho,  já que quando são pequeninos eles não fazem sozinhos. Você deve ter em mãos um paninho umedecido, de preferência morninho, para fazer o que faria a mamãezinha deles com a língua. A coisinha mais engraçadinha do mundo é ver que funciona e muito, quando você passar o paninho na barriguinha (um pouco acima do mijadorzinho) ele vai fazer xixi como um chafariz,  e depois de alguns dias ele começa a fazer cocozinho (sim, na sua mão!) quando  paninho for passado na bundinha.
Para finalizar o curso rápido Cuidar de Gatinhos, para que parem de miar (depois de estarem alimentados e de banheirinhos ok) você coloca água quente em uma garrafa pet, fecha ela muito, mas muito bem, enrola num pano e coloca na caixinha dos gatinhos (que deve ser pequena para que fiquem juntinhos), a garrafa vai trazer o quentinho da mamãe e eles deve dormir até bater a fome.

#comocuidardefilhotes #gatinhosorfaos #receitacaseirapetmilk

Um comentário:

  1. Excelente post. Muito obrigado pelas informações. Feliz 2014 para você e seus bichanos!

    ResponderExcluir