quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Seu gato está fazendo xixi fora da caixinha ou marcando território?


Gatos costumam ser muito limpinhos e vaidosos, todavia urinar fora da caixa pode representar algum problema de saúde ou apenas comportamental, ambos casos requerem a nossa atenção.

Gatos não castrados tendem a urinar em vários lugares afim de demarcar território, o ato é instintivo para atrair a fêmea e/ ou mostrar que domina o local e esteve ali, essa ocorrência aumenta nos períodos de cio. Ao castrar o gato, a urina perde o odor forte e desagradável, além disso, devido a diminuição da ação hormonal o  animal tende a se tornar mais sedentário, pois perde o instinto da reprodução. A indicação da maioria dos veterinários é a castração antes de o animal atingir idade reprodutiva (entre 5 e 9 meses em média), pois após esse período ele poderá adquirir hábitos que, por vezes, podem permanecer mesmo após a castração.

Problemas urinários afetam mais gatos do que cães e, infelizmente, são frequentes devido a alguns fatores associados a ração oferecida ser de baixa qualidade, baixa ingestão de líquidos, obesidade e stress. Mais comum em gatos machos (devido a sua uretra ser mais estreita), a obstrução por cálculos urinários é grave e pode levar a óbito em poucos dias. Tamanha a dor que o gatinho sente ao tentar expelir os cristais, ele tende a  associar a dor com a caixa de areia e assim, ao urinar fora da caixa, deixa indícios de que está doente e precisando de ajuda do veterinário. Normalmente nestes casos eles costumam ir várias vezes até a caixinha sem conseguir urinar ou muito pouco,  também é comum a vocalização por dor e o andar  abaixado. Suspeitando tratar-se desse caso, é necessário levar o gato  ao veterinário imediatamente para a desobstrução do canal e orientação do tratamento que será necessário.

A manutenção incorreta da caixa de areia pode ser a causadora das indesejadas mijadas pela casa. Naturalmente o primeiro xixi e cocô do gatinho na casa ou apto vai ser na caixinha de areia porque eles tem o instinto de enterrar para não denunciar a sua presença para um possível predador. No entanto,  se a caixinha estiver suja ele poderá pedir para que você limpe ou mesmo fazer fora. O número correto de caixas de areia é sempre uma a mais do que o número de gatos da casa, por exemplo: para uma casa com 3 gatos, o ideal é ter 4 caixas. Caixas em diferentes locais também é positivo e deve-se evitar deixá-las em local com muito ruído (como ao lado da máquina de lavar roupas por exemplo) ou trânsito de pessoas, afinal este é um momento íntimo do seu gato. Bem como, a caixinha de areia não deverá ficar ao  lado dos potinhos de água e comida, pois neste caso ele poderá optar por não usar a caixa ou mesmo não comer ali... não é frescura, nós também não gostaríamos. Quanto à escolha da areia, existem opções muito boas no mercado,  como as perfumadas e as sílicas. Sugiro iniciar um filhote com a areia tradicional que é mais "natural" pra  ele, para depois introduzir a sílica (opcional). A caixa com cheiro forte também repele os gatos, por isso toda a areia deve ser trocada quando houver necessidade.

É necessário observar se houve  alguma mudança na rotina da casa,  ou o que desmotiva o gato a usar a caixinha, a presença de um cachorro  por exemplo. No entanto, em ambientes com mais gatos pode ocorrer uma"disputa" pela hierarquia da casa, ela vai ser representada pelo gato mais marcante e ele vai usar a urina para se destacar. O local ou móvel que tiver  cheiro de urina deve ser muito bem limpo para que não perpetue como mictório para o gato mijão e os outros da casa. Um produto com o qual tive ótimos resultados é o Sanol da embalagem de 500ml específico para gatos, limpeza com vinagre também é indicada para tirar o cheiro. Indica-se colocar uma caixinha temporariamente no lugar do xixi teimoso, uma vez que ele passa a usar essa caixa,  ela pode ser movida gradualmente para o local desejado.

Tratando-se de disputa pela hierarquia entre os gatos, outros fatores devem ser considerados. O gato mijãozinho está te mostrando que algo não lhe agrada, e dar espaço a ele se faz necessário (isso NÃO significa abrir a casa para que o gato tenha acessoa a rua!), ele precisa ter a sua intimidade e isso se resolve muito bem com o  uso de arranhadores verticais, esconderijos,   prateleiras para passear/repousar e a permissão para que o gato suba nos móveis. Gatos gostam de ter o controle da  situação e, observar a rotina da casa do alto lhes dá o poder de não ser incomodado e interagir apenas quando se sentir a vontade, pode -se colocar uma toquinha ou caminha no alto e mostrar pra  ele, funciona muito bem. Este parágrafo serve também para os gatos que estão inseguros no novo ambiente.

Atitudes banais dos nossos gatos podem dizer muito sobre os seus anseios e dificuldades que enfrentam e que as vezes, pela correria do dia a dia, nos passam despercebidos. Lembrando que gatos mascaram muito bem as enfermidades, é importante buscar auxilio de um profissional sempre que percebida a  sua necessidade. Já tive experiências com gatos muito difíceis, alguns aparentemente impossíveis de  lidar, mas eles requerem paciência, amor incondicional e carinho para a percepção do problema. Não há  mau comportamento que não possa ser resolvido, basta buscar observar a  sua causa e jamais punir o  gato com agressividade, a gente educa com amor  <3

sábado, 10 de setembro de 2016

Blog desatualizado :(



Peço desculpas pela minha ausência por aqui. Tenho focado na página Meu Gato Vira Lata no facebook, onde consigo interagir mais rapidamente e compartilhar também gatinhos de outras pessoas para adoção. Prometo que vou tentar atualizar o blog mais frequentemente, porque entendo que nem todo mundo faz parte da rede  social.
Um abraço a todos gateiros!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ADOTADOS- Ninhadinha para adoção




Aberta a temporada das ninhadas, hoje foi deixada em frente a casa de uma vizinha uma caixa com 4 gatinhos (um deles ainda está perdido miando no mato :( ), os outros 3 estão em local seguro onde ficarão até serem adotados. A frajolinha de longos bigodes é fêmea e os tigrinhos com branco são gurizinhos, são saudáveis e dóceis, tem em torno de 2 meses de idade e estão disponíveis para adoção apenas para apto telado ou casa sem acesso a rua.É possível já adota-los desde que a pessoa se comprometa em castrar o animalzinho quando tiver a idade para tal ou entregar o animal para a cirurgia sem custo daqui há uns meses.
  1. Contatos através do e-mail meugatoviralata@gmail.com


Ninhadinha fofa para adoção








Familinha de bebês gatos, doces e serelepes, para adoção responsável e amorosa em Novo Hamburgo - RS
Três meses de idade, são dois machos e duas fêmeas pretinhos; dois machos e uma fêmea tigrinha.
Pra quem não tiver condiçoes providencio a castraçao.
Necessário ter apto telado ou casa sem acesso á rua.
Contatos com Dilamar no whatts 83394121 ou através do email bruna@meugatoviralata.com.br

Porque adotar um animal especial?

Algo sobre amor x possuir, limites do tolerável e amor sem limites...
Se o amor verdadeiro é incondicional, porque ele tem que ser perfeitinho? Faz bem pra alma não precisar provar pros outros o quao o seu gato tem uma raça, é perfeito ou o tanto que ele se parece com um gato "normal". Animais deficientes também estão aptos a dar e receber amor. E vou mais fundo: sobre adotar um animal especial, não é somente aquele que falta um olho, pata ou rabo...Estes de longe se vê o quanto são especiais, apenas fisicamente. Especial mesmo é aquele animal que possui uma gengivite que requer tratamento contínuo, felv+, fiv+, renal, idoso,... Estes sim são mais do que especiais, são almas sedentas de uma chance.
A gente ama tanto, e absolutamente não questiono isso, apenas penso que falta uma certa ousadia pra adotar um animal que não é tão bem visto, que por vezes tem carinha de doente e vai levantar a dúvida do espectador sobre os cuidados que recebe, eis o desafio!
Alguns requerem maior acompanhamento veterinário e é compreensível (e necessário) que isto seja levado em conta na hora de adotar, no entanto, ainda penso que o peso maior é mesmo o medo do novo e do preconceito alheio, e principalmente o medo de sofrer uma breve perda.
Sobre a perda, porque não falar disso? Nossos pequenos felinos vivem em média 15 a 20 anos se tratados com ração adequada, castrados e criados "in door". É este o mímino que exigimos para uma boa adoção, mesmo assim todos nós vamos em algum momento da vida perder os nossos bigodinhos amados. Ninguém quer perder quem ama, mas a morte faz parte da vida e o inevitável pode vir com um sabor de satisfação pela abnegação e altruísmo em adotar um ser que pouco viverá e que carece da oportunidade de gozar, mesmo que por pouco tempo, de carinho, conforto e amor.
Certa vez li em um livro espírita algo tão lindo sobre a desencarnação dos animais que gostaria de dividir aqui. Diz a doutrina que algumas almas tem tanta bagagem de sofrimento em suas diversas encarnações, que as vezes precisam apenas conhecer o que é ser amado e respeitado para transpor isso tudo. De fato, não tem como não lembrar dessa passagem quando perdemos um ser precocemente, seja quando vemos morte de crianças, ou neste caso falando dos nossos queridos animais de estimação.
Tudo isso é muito bonito quando não nos coloca numa sinuca de desprendimento. Somos capazes de fomentar um sentimento lindo e puro sabendo da possibilidade de uma breve partida?
E se você pensar que o tempo de vida dele é o mesmo estando no seu lar ou num abrigo lotado de animais? o que é melhor? Ou ainda mais instigante: As chances de um animal doente sobreviver em um ambiente com qualidade de vida é muito maior, por que não SER esta saída?
Adotar por si só, não digo apenas que é um ato de amor, vejo como responsabilidade diante de uma sociedade que com milhares de cães e gatos morrendo nas ruas ainda há pessoas comprando animais oriundos de "fábricas" de filhotes. Absolutamente nada contra animais de raça, apenas não vejo sentido em escolher um companheiro pelo tamanho e cor do pelo ou tamanho do focinho e orelhas, enquanto há tantos tão maravilhosos quanto que de fato precisam de um lar.
O que eu quero para nós? Desprendimento! Que façamos mais por eles e menos por nós. Amo ver a "Patricinha" com o Vira Lata super bem cuidado que vai na pet shop e tudo mais! Amo ver a senhora que adota um animal especial, e por vezes deformadinho, porque dispõe de tempo e amor suficientes para cuidar. Amo ver quem adota um gato mais arisco, e o ama incondicionalmente por saber que ele está ali presente e pode lhe proporcionar todo cuidado e carinho que teria um animal sem qualquer trauma.
"Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas" Buda
Bruna Melina Flesch Doberstein

Espiga para adoção especial!





Espiga ainda sonha com a sua família definitiva.
O ruivinho das fotos foi resgatado ainda bebê atropelado, durante meses precisou ser manipulado para tirar cocô e xixi. Hoje é um gatão saudável, mimoso, dorminhoco, gigante e gorducho. Castrado, com aproximadamente 5 anos de idade, é felv + (assintomático). Isso significa que ele deve ser gato único ou conviver somente com gatos vacinados com a quintupla, ou ainda conviver com gatos também felv +.
Adotar um gato especial é um ato de extremo amor incondicional.
Divulgue entre os seus amigos e vamos mudar a realidade dele ♡
Para adotar é preciso garantir raçao de qualidade, um apto com janelas teladas ou casa sem acesso à rua.
Contatos através do email bruna@meugatoviralata.com.br

A vitória de Caquinho




Caquinho ainda me emociona cada vez que o vejo e penso na vontade de viver desse anjo ♡
Resgatado gravemente desnutrido, com buraco literalmente podre na região do flanco, totalmente obstruido, cauda quebrada, teve rompimento da bexiga, mal conseguia caminhar,...
Desabafei aqui na página sobre as poucas chances de sobreviver e a minha esperança cada vez mais pouca.
Pois bem, eis o moço que já nao usa mais fraldas, xixi ele já faz normamente e o cocozinho ele já tem algum controle. A primeira sessao de acupuntura já está garantida com a doaçao da gateira que curte esta página Kelly Youne (também foi beneficiado o amado gato Josué) + pgto de parte do tratamento na clínica. Estou bem otimista que ele vai ser um gato normal e vai ganhar uma família que lhe dê muito amor e faça o esquecer de tanto sofrimento.
Caquinho é um gatinho bem pequeno, talves devido ao período de fome que passou, é um doce, um anjo, nao mia, nao reclama de nada, muito comportadinho...mas também nao brinca, só dá cabeçadinhas para receber carinho.
A surpresa foi que lhe apareceram os testiculos, ausentes até então em um gato adultinho, contrariando a minha hipótese de castraçao caseira, visto que ele tinha várias lesões e cicatrizes inclusive nessa região.
Nosso neguinho vitorioso é negativo para fiv/ felv, vai ser castrado e passar por algumas acupunturas. Está comendo raçao super premium e sachê todos os dias.
Procuro um lar para este gatinho pra lá de especial e também ajuda de custo para a conta na Toca do Gato que ainda não foi totalmente quitada e também os gastos vindouros com med vet que citei (as próximas sessoes da acupuntura e castraçao).
Fica o meu agradecimento a todos que me deixaram palavras amigas de apoio, todos que torceram por ele e que doaram raçao e/ou algum dinheiro que permitiu o tratamento de primeira, significando a vida deste pequeno ser. Agradeço sempre também a dedicaçao e amor incondicional da Carol da Toca do Gato que acreditou e conseguiu!!
Contatos através do email bruna@meugatoviralata.com.br

Aiko, "sialata" para adoção








Aiko, linda sialata para adoção.
Foi resgatada após ter sido abandonada com os seus seis gatinhos, apesar da magreza e fome ela cuidou muito bem deles.
Hoje já castrada, desverminada, negativa para fiv/ felv, ela aguarda uma adoçao definitiva e amorosa.
Muito dócil e calma, aproximadamente 2 anos de idade, Aiko carrega os traços do verdadeiro siames oriental com o corpo esguio, focinho alongado e orelhas grandes.
Disponível para apto telado ou casa sem acesso à rua.
Contatos através do email bruna@meugatoviralata.com.br

Como ajudar!












Amigos, sabemos que a época é de trabalho árduo pra quem se sensibiliza com os animais de rua. Por isso, entre gatos adultos felv para adoçao, bebês saudáveis, gatinha internada, dois resgatinhos tratando em casa, cães idosos, cadelinha especial... busco ajuda para:
*raçao gato (filhotes inclusive) e cão (para ambos a preferencia é Sabor e vida);
*sachês e latas, para os filhotes e para os mais debilitados;
*apadrinhamento de castraçao;
*enfloxacino de 50 e 15mg;
*seringas de 3ml e seringas de insulina (das que se pode trocar a agulha);
*Frontline spray;
*apadrinhamento de acupuntura necessárias para os gatos Caquinho e Josué;
*produtos de limpeza (desinfetante e agua sanitária;
*fraldas pet tamanho p;
*lar temporário para cao e gato;
*adoçao para animais especiais;
*sobras de lajotas para fazer um piso simples e assim facilitar a higiene para os caes.
Doaçoes podem ser deixadas na loja Scorpions (Lindolfo Collor, 435- Sao Leopoldo). Crédito para raçao e medicamentos podem ser deixados na Agrovida (Saldanha da Gama, 484- São Leopoldo). Ajuda para quitar tratamentos e castraçoes podem ser deixados na Clínica Toca do Gato (rua Caeté 158, Vila Rosa- Novo Hamburgo). Ou para doaçao em dinheiro informo a conta in box.
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota" (Madre Teresa de Calcutá)

Gatos...


Joaquim, o ronronardor!








Joaquim é um bebê negãozinho ultra hiper mega carinhoso e ronronante. Os dentinhos são de bebezinho e ainda nao desceram os "baguinhos" para ser castrado, o que me faz pensar que será um gatão gigante.
Por um tempo morou "na rua" com um cão, por isso ele adora e confia nos cães.
Disponível para adoçao responsável para casa sem acesso à rua ou apto telado.
Contatos através do email bruna@meugatoviralata.com.br
‪#‎adoteumpretinho‬

Rabito para adoção



Rabito é um bebê muito mimoso e serelepezinho, foi resgatado bastante machucado e sem o rabinho Emoticon cry
Tem entre dois e três meses de idade, é negativo para fiv/felv, desverminado e com antipulgas. Tem a castraçao garantida e aproveitando o mesmo procedimento será puxada a pele para cicatrizar bem o toquinho do rabinho.
É um gatinho amadinho, que já sofreu uma amputaçao a sangue frio no primeiro mês de vida... agora ele quer e vai ser um gatão peludão de apto ♡.
Por ser a cauda tão importante para o equilibrio do gato e afim de garantir a sua segurança, a adoçao é exclusiva para apto telado.
Contatos atraves do email bruna@meugatoviralata.com.br