quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Seu gato está fazendo xixi fora da caixinha ou marcando território?


Gatos costumam ser muito limpinhos e vaidosos, todavia urinar fora da caixa pode representar algum problema de saúde ou apenas comportamental, ambos casos requerem a nossa atenção.

Gatos não castrados tendem a urinar em vários lugares afim de demarcar território, o ato é instintivo para atrair a fêmea e/ ou mostrar que domina o local e esteve ali, essa ocorrência aumenta nos períodos de cio. Ao castrar o gato, a urina perde o odor forte e desagradável, além disso, devido a diminuição da ação hormonal o  animal tende a se tornar mais sedentário, pois perde o instinto da reprodução. A indicação da maioria dos veterinários é a castração antes de o animal atingir idade reprodutiva (entre 5 e 9 meses em média), pois após esse período ele poderá adquirir hábitos que, por vezes, podem permanecer mesmo após a castração.

Problemas urinários afetam mais gatos do que cães e, infelizmente, são frequentes devido a alguns fatores associados a ração oferecida ser de baixa qualidade, baixa ingestão de líquidos, obesidade e stress. Mais comum em gatos machos (devido a sua uretra ser mais estreita), a obstrução por cálculos urinários é grave e pode levar a óbito em poucos dias. Tamanha a dor que o gatinho sente ao tentar expelir os cristais, ele tende a  associar a dor com a caixa de areia e assim, ao urinar fora da caixa, deixa indícios de que está doente e precisando de ajuda do veterinário. Normalmente nestes casos eles costumam ir várias vezes até a caixinha sem conseguir urinar ou muito pouco,  também é comum a vocalização por dor e o andar  abaixado. Suspeitando tratar-se desse caso, é necessário levar o gato  ao veterinário imediatamente para a desobstrução do canal e orientação do tratamento que será necessário.

A manutenção incorreta da caixa de areia pode ser a causadora das indesejadas mijadas pela casa. Naturalmente o primeiro xixi e cocô do gatinho na casa ou apto vai ser na caixinha de areia porque eles tem o instinto de enterrar para não denunciar a sua presença para um possível predador. No entanto,  se a caixinha estiver suja ele poderá pedir para que você limpe ou mesmo fazer fora. O número correto de caixas de areia é sempre uma a mais do que o número de gatos da casa, por exemplo: para uma casa com 3 gatos, o ideal é ter 4 caixas. Caixas em diferentes locais também é positivo e deve-se evitar deixá-las em local com muito ruído (como ao lado da máquina de lavar roupas por exemplo) ou trânsito de pessoas, afinal este é um momento íntimo do seu gato. Bem como, a caixinha de areia não deverá ficar ao  lado dos potinhos de água e comida, pois neste caso ele poderá optar por não usar a caixa ou mesmo não comer ali... não é frescura, nós também não gostaríamos. Quanto à escolha da areia, existem opções muito boas no mercado,  como as perfumadas e as sílicas. Sugiro iniciar um filhote com a areia tradicional que é mais "natural" pra  ele, para depois introduzir a sílica (opcional). A caixa com cheiro forte também repele os gatos, por isso toda a areia deve ser trocada quando houver necessidade.

É necessário observar se houve  alguma mudança na rotina da casa,  ou o que desmotiva o gato a usar a caixinha, a presença de um cachorro  por exemplo. No entanto, em ambientes com mais gatos pode ocorrer uma"disputa" pela hierarquia da casa, ela vai ser representada pelo gato mais marcante e ele vai usar a urina para se destacar. O local ou móvel que tiver  cheiro de urina deve ser muito bem limpo para que não perpetue como mictório para o gato mijão e os outros da casa. Um produto com o qual tive ótimos resultados é o Sanol da embalagem de 500ml específico para gatos, limpeza com vinagre também é indicada para tirar o cheiro. Indica-se colocar uma caixinha temporariamente no lugar do xixi teimoso, uma vez que ele passa a usar essa caixa,  ela pode ser movida gradualmente para o local desejado.

Tratando-se de disputa pela hierarquia entre os gatos, outros fatores devem ser considerados. O gato mijãozinho está te mostrando que algo não lhe agrada, e dar espaço a ele se faz necessário (isso NÃO significa abrir a casa para que o gato tenha acessoa a rua!), ele precisa ter a sua intimidade e isso se resolve muito bem com o  uso de arranhadores verticais, esconderijos,   prateleiras para passear/repousar e a permissão para que o gato suba nos móveis. Gatos gostam de ter o controle da  situação e, observar a rotina da casa do alto lhes dá o poder de não ser incomodado e interagir apenas quando se sentir a vontade, pode -se colocar uma toquinha ou caminha no alto e mostrar pra  ele, funciona muito bem. Este parágrafo serve também para os gatos que estão inseguros no novo ambiente.

Atitudes banais dos nossos gatos podem dizer muito sobre os seus anseios e dificuldades que enfrentam e que as vezes, pela correria do dia a dia, nos passam despercebidos. Lembrando que gatos mascaram muito bem as enfermidades, é importante buscar auxilio de um profissional sempre que percebida a  sua necessidade. Já tive experiências com gatos muito difíceis, alguns aparentemente impossíveis de  lidar, mas eles requerem paciência, amor incondicional e carinho para a percepção do problema. Não há  mau comportamento que não possa ser resolvido, basta buscar observar a  sua causa e jamais punir o  gato com agressividade, a gente educa com amor  <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário