sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Toxoplasmose (via Clínica do Gato)

POSSO ADQUIRIR TOXOPLASMOSE DO MEU GATO?
Sim, pode. Basta que esses fatos aconteçam:
1 - Ele precisa caçar algum animalzinho (rato, passarinho...) e comê-lo;
- Esse animalzinho precisa estar contaminado com cistos de toxoplasma;
3 - Seu gato não pode ser resistente a doença;
4 - Ao eliminar os oocistos de toxoplasma nas fezes fique atento, pois é por pouco tempo e será a única vez na vida dele, porque é muito provável que ele se torne resistente após a primeira infecção;
5 - A caixa de areia não pode ser limpa por 3 dias ou mais;
6 - Você precisa ter certeza de que essas fezes estiveram na temperatura, umidade e oxigenação corretas nesse período para que os "ovinhos" do Toxoplasma possam se desenvolver;
7 - Agora (ECA!) você precisa comer um pouquinho. E tem que comer mesmo, pois fazer carinho ou beijar o gatinho não vão adiantar, fora das fezes os oocistos não são capazes de infectar as pessoas.
Fácil, não?
Essa foi uma brincadeirinha obviamente, mas que ajuda a entender o quão difícil é adquirir toxoplasmose diretamente dos gatos. A toxoplasmose em mulheres grávidas pode causar desde más-formações fetais até o aborto e muita gente não sabe que a principal fonte de contaminação humana é através de CARNES MAL COZIDAS. Cozinhar e lavar bem os alimentos deve ser uma preocupação real para as grávidas.
Então, vamos ajudar a espalhar essas informações para deixar as futuras mamães mais tranquilas e tirar do gato esse papel de vilão?
Infelizmente, ainda hoje muitos gatinhos são abandonados e até maltratados devido a este mito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário