domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nasceram gatinhos

No último dia 12 de fevereiro, nasceram 4 gatinhos da gata branca que veio da Arpa prenhe e com muita sarna. Os veterinários indicaram aguardar o nascimento para iniciar o tratamento, evitando aceleramento do parto ou prejudicar os bebês. Os gatinhos já abriram os olhinhos e em breve estarão para adoção. Quem quiser doar ração em lata, é bem-vinda.


Adote ou contate para doar ração: meugatoviralata@gmail.com

O ron ron do gatinho, Adriana Calcanhoto

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Como morrem os gatos velhos


por David Montolio, postagem em espanhol no Blog Dissonante, tradução português Nina Flores

Ontem à noite recebi um telefonema que estava esperando por um tempo. Meu irmão, que mora em Valdivia, no Chile, informou-me que a gata de 14 anos, desaparecida há três dias e que nada sabemos dela, deixou sua tigela de comida vazia e sem água no pires. A mesma coisa tinha acontecido há alguns anos com o gato, seu "marido", que um dia desapareceu e nunca mais soubemos nada.

Naquela vez, ficamos em dúvida se o gato, que tinha aproximadamente 10 anos, estava se divertindo entre suas lutas e teria sido assassinado, ou teria sido atacado por um cão, ou teria morrido atropelado por um carro e assim por diante. A verdade é que ele desapareceu e nunca, nunca mais sabemos dele, o que tinha acontecido com ele, mas como era mais ou menos de idade e preguiçoso, assumimos que ele morreu lá, quieto e solitário, preocupado que seu corpo não fosse um estorvo para ninguém.

A gata tinha emagrecido nos últimos meses. Como era cabeluda, sempre dava a impressão de ser gordinha, mas se você tocasse, sentia uma a uma as vértebras do dorso e ossos do quadril.

Por algum tempo, a gata de idade e manhosa, decidiu parar de comer sozinha, obrigando os habitantes da casa a segui-la para alimenta-la. Assim, quando lhe dava fome, ficava na frente de alguém, mostrava aquela cara de apuro, miava algumas vezes e corria para a cozinha. Se alguém a seguia, a via esperando ao lado do seu prato com biscoitos de carne ou peixe, e apenas ao ver a pessoa, colocava a cabeça no prato e podia ser ouvido o mastigar dos alimentos em seus dentes.

O ponto é que ela não aparece há dias e eu pude encontrar na internet informações precisas sobre o que os gatos fazem quando percebem que estão velhos e vão morrer. Imagino que se sentem velhos, se percebem fracos e manhosos, e percebem que os dias estão ficando mais curtos, está ficando frio nas manhãs.

E imagino que, quase sem pensar, por instinto, eles relembram toda sua vida e sobem em uma árvore, saltam um muro, tudo aquilo que sempre faziam, mas para ir mais longe. Eu imagino que cheiram vários lugares, os mais ocultos, debaixo de um arbusto, onde o vento não lhes dá muito frio, colocam o nariz debaixo da cauda, ​​fazem um pequeno círculo e esperam.

De qualquer forma, tenho dúvida sobre como prever quando vão morrer. Isto é, eles podem ter que aguardar dois dias ou talvez uma semana antes da morte. Além disso, ao sair para buscar seu lugar, devem saltar um muro, subir em uma árvore, em seguida, ficam fracos. Com isso, eu suponho, voluntariamente, que morrem então de fome.

Após a morte, dependendo do local de sua escolha, várias coisas podem acontecer. O pior, eu acho, é um ser humano encontrar o corpo, colocá-lo em um saco de lixo e acabar apodrecendo em um aterro sanitário. O melhor, penso eu, seria que a chuva rompesse o pequeno corpo e tornasse-o parte da terra, fertilizando de forma absolutamente natural. É também possível que o corpo vai ser comido por um cachorro ou uma ave de rapina (urubu), também integrando-o de volta à natureza.

Em todo caso, eu acho uma atitude nobre, muito responsável, não forçarmos ninguém para cuidar de seu corpo. E vale muito a pena imagina-la com o nariz debaixo da cauda bem enrolada, esperando o início da chuva, fechando os olhos uma última vez.


(As fotos são dos dois gatos mencionados no texto, tiradas no verão de 2006).  

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ADOTADA - A mais pretinha


Pretinha é a gatinha mais nega de todas que você já viu! Tem em torno de 4 meses e é muuuito carente, querida, querida, querida!  Pula no colo se você não a pega logo que a vê, se pendura na nossa roupa e assim somos obrigados a segurá-la...ronronzinho! Uma gracinha! Já está castrada. Ao fundo estão o Roncadorzinho (também para adoção) e o Tigrinho do post abaixo.

Adote: meugatoviralata@gmail.com

Adotado! Tigrinho



Esta belezura foi abandonada no centro de São Leopoldo (RS), tem aproximadamente 5 meses e já está castrado. O Tigrinho é uma gatinho muito dócil e tem o pêlo fofo, quase médio. Se quiser adotar e ser feliz,  entre em contato!

Adote: meugatoviralata@gmail.com

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Siamês ainda sem nomezinho


Gatinho siamês achado na rua pelo protetor Juliano Lima. Ele será castrado no próximo domingo, dia 5/02, e estará aguardando um novo lar amoroso para viver.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ADOTADA - Xantipa II


Fêmea, 4 meses, castrada, dócil, dengosa, manhosa, adora dormir na cama... Por enquanto morando na casa de passagem da protetora Fatima Dorsdt, que já tem outros mimis na fila para ganharem seu amor e cuidados.

Adote: meugatoviralata@gmail.com

ADOTADO - Dengoso


Macho, 3 meses, castrado, dócil, muito brincalhão... Por enquanto morando na casa de passagem da protetora Fatima Dorsdt, que já tem outros mimis na fila para ganharem seu amor e cuidados.

Com protetora internada, mais de 70 cachorros necessitam ajuda

A protetora de animais Tatiana Pille, moradora do bairro Feitoria, em São Leopoldo (RS), sofreu um infarto na noite do dia 31 de janeiro, estando neste momento na UTI do Hospital Centenário, conforme confirmou a Assessoria de Imprensa do local. Na sua casa, mais de 70 cachorros necessitam de doações urgentes de ração ou também busca para adoção responsável ou casa de passagem. Toda ajuda é bem-vinda, bastando ligar para 3588-8185 e falar com Andreia ou  9171-1475 com Elaine, combinando a visita. Voluntários do Paar (Projeto Amigos dos Animais de Rua) divulgam a informação e estarão também colaborando.

/\___/\
(=~_~=)
.*•.¸¸.•*
.¸.•**•.¸.•*¨) ¸.•*¨)
.(")__(") (¸.•* (¸.•*¨*•►

www.paar.org.br
www.meugatoviralata.blogspot.com

Arrecadação de peças para brechó em benefício de animais

O quê? Arrecadação de peças de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, utilidades domésticas, livros, cds e outros objetos em bom estado para venda no brechó beneficente do Paar (Projeto Amigos dos Animais de Rua), de São Leopoldo (RS), que será realizado em 10 de março de 2012, na mesma cidade, no COL (Círculo Operário Leopoldense), ao lado do Bourbon Shopping.

Objetivo? Quitar veterinários, fazer mutirões de castração, iniciar novos tratamentos e comprar ração para cães e gatos cuidados pela entidade em casas de passagem. Haverá prestação de contas posterior.

Como colaborar? Dando uma geral em sua casa, doando o que não usa, além de avisando amigos e familiares, via e-mail e redes sociais. Entregue diretamente nos nossos *3 pontos de coleta ou combine entrega pelo e-mail paar@paar.org.br

*Pontos de coleta

Laboratório Fleming
Rua São Caetano, 350. Centro. São Leopoldo (RS).
Segunda a sexta, 7h30 às 18h30


Salão de Beleza Maria Bonita
Rua Frederico Wolfenbüttel, 305. Centro. São Leopoldo (RS).
Terça a sábado, 9 às 19 horas.

Scorpions Rock Shop e Tattoo
Rua Lindolfo Collor, 435. Centro. São Leopoldo (RS).
Segunda a sábado, horário comercial.

/\___/\
(=~_~=)
.*•.¸¸.•*
.¸.•**•.¸.•*¨) ¸.•*¨)
.(")__(") (¸.•* (¸.•*¨*•►

www.paar.org.br
www.meugatoviralata.blogspot.com