terça-feira, 20 de maio de 2014

Convite

Queria poder traduzir em palavras a minha emoção pelo motivo deste post. Quantos anos sonhando? pensando em como seria bom e como deveria ser... Não é a solução dos problemas, mas é o grande começo,  a grande inauguração.
São Leopoldo é sempre citada quando o assunto é a causa animal, inicialmente com boas histórias da antiga ALPA e que teve final trágico e doloroso. Hoje com milhares de animais nas ruas, infelizmente não difere de outras grandes cidades mundo a fora. Há os que criticam e nada fazem para mudar, mas há os que não se conformam com a realidade e incansavelmente buscam a mudança.  Estes últimos são os que me interessam, com os quais compartilho alegrias e tristezas de resgates em sol e chuva.  Quem é protetor sabe do que eu estou falando. E quem é protetor dos animais só tem que comemorar nesta semana histórica para a cidade de São Leopoldo. Após a criação da Secretaria de Defesa dos Animais, inauguramos (nós cidadãos) neste dia 21.5 o Cento de Castração e Pronto Atendimento Veterinário para animais de rua e animais de pessoas carentes no centro da cidade, acessível para todos! Nos fundos do ginásio municipal vai funcionar o local que tanto almejamos quando a cadelinha da rua teve filhotes (e lá se vão mais 10 na rua!), ou quando sem um tostão no bolso vimos um animal ser atropelado. É para os desamparados e para quem não pode mesmo pagar!
Não tenho partido, estou do lado de quem faz o bem, de quem tem atitude, de quem quer colher bons frutos. A Secretaria e o novo centro que está sendo inaugurado são para sempre e por isso devemos estar junto apoiando, mas também cobrando. Sei que a solução dos problemas é lenta e gradual, é um trabalho que engloba a educação ambiental, questões de posse responsável, legislação afim de coibir maus tratos, e também, é claro, atendimento digno para os pobres animais que tanto sofrem nas ruas.

Por fim, prestigiar conosco é uma satisfação para quem por anos sonhou em ter a quem recorrer. A causa animal ainda tem um longo percurso a seguir até o ideal, mas quando as coisas rumam pro caminho certo nos enchem de esperança.

sábado, 17 de maio de 2014

Animais passando fome!

Olá amigos, estive hoje pela manhã na casa da dona Marina e escrevo este post como um breve relato e apelo por ajuda com ração.
Pra quem não conhece a Dona Marina de São Leopoldo, trata-se de uma senhora de quase 80 anos cega (enxerga apenas alguns vultos) e que abriga dezenas de cães e gatos na sua casa (em torno de 60 cães e uns 20 gatos) É pessoa muito humilde mas de bom coração. Os animais que lá estão foram todos abandonados em frente à sua casa ou mesmo jogados para dentro do seu pátio. Praticamente nenhum animal lá está castrado, porém quanto a questão das castrações as perspectivas são boas já que a Secretaria de Defesa dos Animais de São Leopoldo irá castrar todos aqueles animais e vários deles já tem a data da cirurgia marcada.
A casa da Dona Marina fica há uns 150m da minha casa e eu vejo diariamente a luta dela com aqueles bichinhos e também com muita frequência aparecem cães novos na rua. O que encontrei hoje foi um lugar relativamente limpo (ela paga um vizinho para fazer a limpeza e tratos), cães saudáveis e com pelagem bonita, exceto um de pequeno porte meio malzinho de pele  e olhos muito remelentos, e um muito mal com uma bicheira gigante na cabeça que o cara que trabalha lá não viu (limpei, tratei dele e vou voltar lá amanhã).
 O que me deixou muito triste foi saber que eles estavam há 3 dias sem ração. Cães e gatos desesperados de fome! Meu objetivo aqui não é buscar culpados ou responsabilizar o município ou qualquer pessoa! Precisamos ser objetivos, dezenas de animais estão passando fome e precisamos nos unir para mudar essa situação!!
Dona Marina está devendo em torno de R$1800,00 na Agrovida (em frente à biblioteca municipal) e por não ter perspectivas de quitar sua dívida não lhe é mais permitido o crédito para continuar comprando ração (também não vamos crucificar a agropecuária que precisa ganhar o seu dinheiro!). Hoje enquanto eu estava lá o cara da mesma agropecuária chegou com dois pacotes grandes para cão filhote e adulto (que alguém doou), eu levei mais 10kg para gato, tudo isso deve durar somente para o final de semana.
Resumindo galera: tenho centenas de amigos de facebook e página, a maioria gosta de animais, se cada um doar 1 kg (um kilo!!!!) de ração (de preferencia para cães), teremos o suficiente para vários dias para ajudar essa pobre senhora e os animais abandonados que ela abriga.
Em São Leopoldo posso dar um jeito de buscar, mas peço que procurem juntar com as doações de amigos e colegas pra aproveitar a viagem de busca. Porém, e preferencialmente, uma amiga se ofereceu para ser ponto de coleta no centro de São Leopoldo, é no salão Maria Bonita av. Frederico Wolfenbutel 408 (perto do hospital, ao lado do antigo curtume Pinheiros). Em outras cidades, se possível que estipulem um único local para busca.

Não há tempo!! Vamos nos unir! Conversei bastante com ela e sei da disposição de todos aqueles animais para adoção,  além disso, são muito bem vindas casas de passagem para que qualquer número de animais saiam de lá, apadrinhamento, enfim! Vamos abrir o nosso coração e movimentar os colegas de trabalho, amigos e familiares e apenas com boa vontade podemos ajudar muitos animais.
Contatos através dos e-mails meugatoviralata@gmail.com ou luciano@fotografoprotetor.com.br

















terça-feira, 13 de maio de 2014

Mais um atropelado...


Ontem 12/05 o dia amanheceu triste e com aquela sensação de impotência. A gatinha da foto foi encontrada dentro desta caixinha aí no centro de São Leopoldo, havia sido atropelada, alguém a colocou na caixinha e ali ela ficou até que alguém fizesse algo.  
De manhã cedo a amiga de uma amiga passou e logo pediu ajuda para a ong PAAR ( Projeto Amigos dos Animais de Rua), porém na impossibilidade do resgate (devido a todos estarem trabalhando) eu me prontifiquei a buscar a gatinha. Cheguei no local e não estava lá, ninguém viu. Liguei para a Secretaria de Defesa dos animais de São Leopoldo e fui informada de que a pobrezinha foi levada por um pedestre até uma pet shop onde a equipe do canil municipal faria o recolhimento. Fui até o endereço para ver o estado da gata e me deparei com um animal com dificuldades de respirar e tive certeza que havia ali uma hemorragia grave pela cor da sua gengivinha. Novamente liguei para a secretária que me deu a liberdade de dar a ela os primeiros atendimentos em uma clínica, visto que o canil municipal ainda não tem a estrutura necessária para assumir um caso tão grave, depois disso o município assumiria o caso.
A  ong PAAR assumiu a gatinha que foi atendida inicialmente pelo Dr. Leandro Basile que encaminhou para a clínica do Vale, por ser esta a única apta para entubar, fazer oxigênio,etc. A mocinha teve rompimento de diafragma, costelas e quadril quebrados, pulmão perfurado, a bexiga também estava irrecuperável, entre outros.  Infelizmente todo o nosso esforço foi por água  a baixo quando soubemos da impossibilidade de se fazer algo por ela, a jovem gatinha branca precisou ser eutanasiada devido a gravidade de suas lesões.
Este é apenas mais um caso  que já se tornou corriqueiro. Animais abandonados a própria sorte e  que acabam morrendo de fome, atropelados, etc.
Eu desejo do fundo do meu coração que todos nós sonhamos com a não mais realidade de animais nas ruas, que projetamos isto e trabalhamos, cada um fazendo a sua parte, o seu pouquinho, para  que não seja mais normal ver um cão sendo destratado, filhotes nascendo na rua e gatinhas sendo atropeladas. Este é meu desejo para um futuro muito próximo. 


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Leleko para adoção


De vez em quando aparece um cãozinho na página e esta é a vez do Leleko. Ele é um cãozinho peludinho e de pequeno porte que foi atropelado, uma boa alma o resgatou e fez todo o tratamento necessário, está castrado e com as vacinas em dia. Leleko aguarda ansiosamente por uma família que tenha muito amor para dar,  que jogue a bolinha (ou qualquer outra coisa!) para que ele busque e traga de volta, é carinhoso e brinca com outros cães.
Para apto é necessário que se tenha disponibilidade de levar ele para passear, para residência somente será doado para casa com pátio fechado.
 Contatos através do e-mail raqueautocad@gmail.com